O quanto você sabe de INOCULANTES?

Descubra as bactérias que trazem economia de tempo e aumento na nutrição do animal!

O quanto você sabe de INOCULANTES?: 240826 COREL IMAGENS BLOG SITE.png

Nem todas as bactérias são nocivas para a silagem, existem bactérias que beneficiam a silagem e elas são chamadas de INOCULANTES.
São aditivos feitos com bactérias vivas que auxiliam no processo de fermentação da silagem reduzindo o pH das plantas, deixando ela mais ácida e tornando todo o processo mais rápido para produzir uma silagem melhor e mais nutritiva. Também atuam como antifúngico e promovem uma estabilidade maior da silagem após a abertura dos sacos. Os inoculantes são usados para complementar a silagem, priorizando sempre o melhor manejo da colheita, da compactação para a melhor fermentação, em seguida do armazenamento e vedação.

Recomenda-se o uso de inoculantes quando é necessário melhorar o processo de fermentação e fazer com que a silagem tenha o mínimo de perda nutritiva. Uma das principais vantagens é a rápida redução do pH das plantas, mas possui vários benefícios:

  • reduz a proliferação de fungos e leveduras negativas na fermentação,

  • diminui a formação de gases e ácidos indesejáveis,

  • facilita a estabilidade aeróbica após a abertura dos sacos.

Com o inoculante correto, a melhor vantagem é a da rapidez com que a silagem pode ser servida ao animal. Uma silagem sem inoculantes precisa de 20 a 30 dias para ficar pronta, a silagem inoculada corretamente poderá ser servida a partir do sétimo dia. Deve-se levar em consideração que cada forragem possui um prazo mínimo para que possa ser servido ao animal, pois algumas plantas apresentam maior teor de umidade que outras. Enquanto que umas possuem mais ácidos ou até mesmo produção de etanol.

Nas silagens com grãos úmidos, cana-de-açúcar e nas de difícil compactação, como as que têm  matéria seca muito alta, já existem inoculantes no mercado com o objetivo de melhorar a estabilidade do ar dentro destas silagens. Eles possuem, além de bactérias lácticas, bactérias propiônicas em sua formulação, capazes de transformar o ácido láctico em ácido propiônico, com propriedades fungistáticas, que impedem o desenvolvimento de fungos, leveduras e mofos.

Sabendo usar o inoculante da forma certa para cada tipo de foragem, a taxa de recuperação da silagem pode aumentar em até 5%, o que equivale a um aumento de 50kg a cada tonelada de silagem.

Você também pode participar do nosso blog enviando sua sugestão ou fazendo suas perguntas. A equipe da Primus quer ouvir você e ajudar com suas dúvidas. CHAME AQUI 

Facebook: @primusmaquinas

Instagram: @primusmaquinas

YouTube: @tvprimus

LinkedIn: @primusmaquinas

 

Você quer escolher sua ensacadora/compactadora agora? Então fale com a gente: CONTATE AQUI

#ensilagem #silagem #Primus #MáquinasPrimus #nutriçãoanimal #plantasforrageiras #silagemensacada #ensacadoras/compactadoras #rendaextra #compromissocomvocê #dicasdesilagem #grãos #saiadatrincheira #compactadorasilagem #blogdaprimus #inoculantes