O CAPIAÇU é uma das forrageiras preferidas dos pecuaristas

Saiba porque o Capiaçu está entre as melhores forrageiras para fazer silagem.

O CAPIAÇU é uma das forrageiras preferidas dos pecuaristas: CAPIACU BAIXA RESOL.jpg

O capiaçu é uma variedade de capim-elefante que está cada vez mais sendo escolhido para alimentação de ruminantes, sendo a silagem a maneira ideal para manter o rebanho bem alimentado e saudável o ano todo, principalmente nas entressafras.

As características do capiaçu: é uma touceira alta, bem verde, que pode chegar até 4,2m de altura e possui alto valor nutritivo. Possui folhas compridas e largas e é resistente ao tombamento. Tem florescimento tardio e pode oferecer de duas a cinco colheitas anuais, sendo fácil de colher. É resistente às elevações climáticas, pois se adapta bem a climas quentes e períodos de seca.

A silagem de capiaçu é ótima opção de baixo custo quando comparado ao milho e à cana-de-açúcar e tem a vantagem de ser uma das mais nutritivas que existem, proporcionando uma alimentação completa até para bezerros. O resultado será um rebanho saudável e com alta produtividade de carne e leite. A produção para silagem, quando bem manejada (plantada em solo fértil, drenado e adubado de acordo com as necessidades), pode chegar a 25t/ha por ano, de matéria seca.

Para ensilar, recomenda-se que a forragem esteja com volume entre 18% a 22% de matéria seca (MS): com cerca de 90 dias, o capiaçu apresenta uma altura média de 3,6 metros e cerca de 18% de matéria seca. Com 110 dias estará, em média, com 4 metros de altura e capacidade para produzir até 22% de matéria seca. Para ensacar a silagem, é importante que a forragem seja picada em partículas de 10 a 15 mm, no máximo, e que seja bem compactada e fechada adequadamente evitando a entrada de ar para que a fermentação seja plena e evite a entrada de bactérias nocivas. Com esses cuidados, a silagem feita com as máquinas da Primus, pode durar até dois anos.



#ensilagem #silagem #capiaçu #silagemensacada #materiaseca #forrageiras