Saiba quem é a Primus e o que ela pode fazer por você.
Ponto de colheita das forrageiras
Fique atento ao ponto de colheita ideal das forrageiras para produzir a melhor silagem.
A colheita é a última etapa do processo de cultivo e a etapa que antecede a ensilagem. Saber a hora certa de colher é de grande importância e requer alguns cuidados: o ponto ideal de colheita vai variar de acordo com a forrageira cultivada, pois cada planta tem um momento específico para que a silagem tenha uma boa fermentação e a qualidade nutricional para manter os ruminantes bem alimentados e saudáveis o ano todo. Para isso, deve ser levado em conta o estágio fisiológico ideal de cada planta, em relação à maturidade e o teor de umidade dos grãos. Se a colheita for feita no estágio correto, será assegurada a quantidade de carboidratos solúveis adequados para que ocorra uma boa fermentação dentro dos sacos, garantindo alto valor nutricional para o alimento. Muita umidade não é recomendado, pois acarreta em perdas de nutrientes.
O melhor estágio de colher/cortar a forragem para ensilar:
Milho - quando o grão estiver no ponto farináceo e a linha do leite está na metade do grão. Se o milho for colhido com baixo teor de matéria seca (muita umidade dentro dos grãos), a silagem sofrerá elevada produção de clostrídeos, o qual é responsável pela quebra das proteínas. Os clostrídeos tendem a se desenvolver mais nas silagens com mais de 70% de umidade e pH próximo a 5,5. Para evitar esse problema, indica-se que a matéria seca signifique de 32% a 35%.
Sorgo – a colheita ideal é quando o grão no meio da panícula estiver no ponto farináceo. E a matéria seca tenha de 30% a 33%. A planta de porte médio-baixo terá sua maturação em 90 a 105 dias e a de porte médio-alto, em 98 a 112 dias. Como o milho, o sorgo também sofrerá perdas de nutrientes se tiver muita umidade, pois vai alterar o processo fermentativo.
Capim Elefante/Capiaçu - para aproveitar melhor os nutrientes, deve ser colhido enquanto novo, entre 60 e 90 dias. Como se trata de uma forragem com alta umidade pode-se adotar algumas técnicas: utilizar cascas de arroz ou soja para conter o excesso de umidade ou deixar a forragem deitada, exposta ao sol por cerca de seis a oito horas, antes de triturar. A altura do corte deve ser de 15cm a 20cm de altura do solo.
Dica:usar aditivos químicos para melhorar a qualidade nutricional da silagem.
Cana-de-açúcar – O melhor momento para colher é quando o clima estiver seco, pois nessa época o teor de umidade será mínimo e é quando os carboidratos solúveis estarão concentrados na planta. Geralmente, a colheita da cana-de-açúcar vai combinar com a época em que é cortada para alimentar o animal no cocho. Devido ao alto teor de sacarose, é recomendado o uso de inoculantes para garantir a qualidade da fermentação. Possui maturação em 12 e 18 meses.
Soja - deve ser colhida no começo da fase de enchimento dos grãos, próximo dos 100 a 110 dias.
Capins tropicais - deve ser cortado quando ainda não começou a florar e não houve morte de folhas na base da planta, pois é a melhor fase para ensilar e para se obter a melhor qualidade de nutrição.
Dica: usar aditivos químicos para melhorar a qualidade nutricional da silagem.
Azevém, aveia, cevada, centeio, triticale, trigo e alfafa – o ponto ideal de colher é o estágio vegetativo, quando a planta alcança de 25cm a 30cm de altura. Devem ser cortadas a mais ou menos 8cm do chão, pois um corte muito rente ao solo prejudicará o rebrotamento da planta, além de levar terra junto para a ensilagem. Com este corte, estas forragens terão umidade em torno de 85%, mas já podem ser ensiladas a partir de 16% de matéria seca.
#ensilagem #silagem #nutriçãoanimal #Primus #MáquinasPrimus #milho #capimelefante #capiaçu #sorgo #canadeaçúcar #soja #azevém #trigo #cevada #centeio #alfafa #aveia #triticale #capinstropicais