SUGESTÕES DE FORRAGEIRAS PARA SILAGEM

Temos uma lista com várias opções de forragens que podem servir para ensilar e melhorar a qualidade nutritiva da alimentação animal.

SUGESTÕES DE FORRAGEIRAS PARA SILAGEM: POST 10.11.23.jpg

Qualquer forrageira pode servir para fazer silagem?

Quase qualquer uma, mas você sempre deverá escolher a melhor opção ao seu alcance e a que atenderá ao que mais importa: deixar o animal bem alimentado e com saúde; com isso, o resultado financeiro será excelente e a satisfação em estar realizando um trabalho bem feito é a garantia de sucesso e tranquilidade para você e sua família.

Segue, abaixo, uma listagem com as forrageiras mais conhecidas e usadas na agropecuária do nosso país e algumas informações relevantes sobre cada uma delas.

 

MILHO

O milho, como você já sabe, é a melhor forragem para ensilar, apesar de ter o custo de produção mais alto que a maioria das outras, possui alto valor nutritivo, sendo capaz de dispensar aditivos químicos quando bem plantado e manejado da maneira correta. Destaca-se, também, pela boa produtividade de matéria seca.

 

SORGO

O custo de produção é menor que o do milho. É próprio para clima seco, bem resistente a pragas e doenças e se adapta a solos menos férteis. A produtividade é um pouco melhor que a do milho e o valor nutritivo é de 90% em relação ao milho. Tem capacidade de rebrote de 60% de produção do primeiro corte.

 

CANA -DE AÇÚCAR

Destaca-se pelo altíssimo valor energético que oferece aos animais, apesar da qualidade nutricional não ser tão boa, mas produz bastante matéria seca. Não precisa de muito cuidado e a janela de colheita/corte é bem ampla. O custo de produção é baixo e a capacidade de produção é surpreendente, podendo alcançar até 70t/ha por ano. Dica: usar aditivos químicos para melhorar o valor nutritivo.

 

MILHETO

É uma planta de clima tropical, bem tolerante aos períodos de seca e se adapta aos solos menos férteis, mas não tolera muito frio. O ciclo vegetativo é curto e a silagem feita com a planta aos 100 dias após o plantio apresenta, em média, 11% de proteína bruta e uma digestibilidade de matéria seca, em média, de 55%. Possui mais valor protéico do que o milho e o sorgo e é ótima opção para o plantio na safrinha, depois de colher o milho ou a soja. Destaca-se pelo baixo custo de produção.

 

 

SOJA

Se adapta bem a todos os climas do nosso país. É conhecida por possuir ótimo valor nutricional, o que compensa a baixa produtividade. Permite o plantio na entressafra e em consórcio no cultivo de outras plantas. A silagem da forrageira de soja (planta inteira) tem uma produção de cerca de 2,5 vezes mais proteína de matéria seca por quilo. A digestibilidade é superior ao do milho, bem como maior índice de nutrientes. Além disso, o grão da soja é uma das melhores opções, entre as leguminosas, para uso na produção de silagem misturada.

 

 

CAPIM ELEFANTE/CAPIAÇU/MOMBAÇA/BRACHIARIA

São algumas das principais gramíneas usadas na alimentação animal por possuírem alta produtividade, aceitarem várias colheitas/cortes anuais e serem resistentes em épocas chuvosas. Oferecem boa produção de matéria seca e média qualidade nutricional. Recomenda-se usar aditivos

químicos para melhorar o valor nutritivo.

 

GIRASSOL

É conhecido por ser uma das forrageiras mais resistentes tanto ao frio como ao calor. Produz cerca de 8t/ha por ano, de matéria seca. É ótima opção de cultivo na safrinha, nas regiões com baixo nível de precipitações. Ótima alimentação para aumentar a produção de leite e dar crescimento e peso aos novilhos. Possui até 30% de matéria seca. A proteína digestível do girassol é de cerca de 7%, enquanto a do milho fica em torno de 5%.

 

 

Acompanhe nosso blog e saiba mais sobre cada uma destas forragens nas nossas próximas postagens.

 

#ensilagem #silagem #Primus #MáquinasPrimus #nutriçãoruminantes #milho #canadeaçúcar #milheto #sorgo #capiaçu #mombaça #capimelefante #brachiaria #girassol #soja #forrageiras