A década da Agricultura Familiar – de 2019 a 2028.

Saiba qual é a importância da Agricultura Familiar para o nosso país.

A década da Agricultura Familiar – de 2019 a 2028.: POST BLOG 240513 FAMILIA.jpg

A agricultura familiar, no Brasil, foi reconhecida como profissão em 2006, a partir da aprovação da lei nº 11.326. E para ser considerada como tal, deve seguir algumas regras para que estas atividades rurais possam ter acesso aos programas governamentais de incentivos às práticas agrícolas, como por exemplo: linhas de crédito, programas de aquisição de alimentos e assistência técnica.

  • a atividade econômica deve ser produzida em pequenas áreas que não podem ultrapassar quatro módulos fiscais.

  • a mão de obra precisa ser da própria família.

  • parte da renda familiar deve ser produzida na propriedade rural.

    No Brasil, a agricultura familiar é a principal responsável por abastecer o mercado interno com alimentos saudáveis, promovendo a diversidade de culturas, primando pela sustentabilidade e a preservação dos recursos ambientais. Além de gerar trabalho, garantindo aos produtores uma distribuição de renda digna, promovendo a soberania.

    Segundo à ONU (Organização das Nações Unidas), mais de 80% dos alimentos produzidos no mundo vêm de propriedades familiares e, reconhecendo a importância disso, decretou que a década entre 2019 e 2028 é considerada a Década da Agricultura Familiar. Com isso a FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura) estabeleceu uma série de ações para viabilizar o crescimento dessa prática.

    Segue abaixo, alguns dados importantes sobre a Agricultura familiar no Brasil, segundo o Censo Agrícola do IBGE (Instituto Brasileiro De Geografia e Estatística):

  • 90% dos municípios brasileiros com até 20 mil habitantes, têm como base econômica, a agricultura familiar, com uma produção diversificada de grãos, vegetais, frutas, verduras, legumes e proteína animal.

  • Os empreendimentos familiares são responsáveis por produzirem, no país, cerca de 70% do feijão, 34% do arroz, 87% da mandioca, 60% da produção de leite e 59% do rebanho suíno, 50% das aves e 30% dos bovinos.

     

    Acompanhe nos próximos artigos outros dados sobre a agricultura familiar e saiba a importância dos empreendimentos familiares para o nosso país.



#ensilagem #nutricaoanimal #Primus #silagem #ensacadoras #compactadoras #MáquinasPrimus #forragens #rendaextra #compromissocomvocê #agriculturafamiliar #pecuaria