A importância dos inoculantes para a silagem.

Fique por dentro das vantagens no uso de inoculantes na produção da silagem.

A importância dos inoculantes para a silagem.: POST BLOG 02.04.24.jpg

Os inoculantes são aditivos feito com bactérias vivas que auxiliam no processo de fermentação da silagem, deixando ela mais ácida, reduzindo o pH das plantas, tornando todo o processo mais rápido e produzindo uma silagem de alta qualidade para os animais e muito mais nutritiva. Também atuam como antifúngicos e promovem uma estabilidade maior da silagem após a abertura do saco ou do silo.

São usados para melhorar o processo de fermentação e fazer com que a silagem tenha o mínimo de perda nutritiva. Uma das principais vantagens é a rápida redução do pH das plantas, fazendo com que a silagem possa ser servida aos animais em curto espaço de tempo.

Outros benefícios do uso de inoculantes:

  • a redução da proliferação de fungos e leveduras negativas na fermentação,

  • a diminuição da formação de gases e ácidos indesejáveis,

  • estabilidade aeróbica após a abertura do saco da silagem.

Uma silagem sem inoculantes precisa de cerca de 30 dias para ficar pronta, a silagem com os inoculantes certos pode ser servida a partir do sétimo dia, levando-se em consideração que cada forragem possui um prazo mínimo para que possa ser servido ao animal, pois algumas plantas apresentam maior teor de umidade que outras. Enquanto que umas possuem mais ácidos ou até mesmo produção de etanol.

Lembre-se: os inoculantes são usados para complementar a silagem e não com o intuito de correção, então, siga as dicas da Primus na hora de produzir a melhor silagem para o seu rebanho:

  • dê prioridade para o melhor manejo da colheita,

  • faça a compactação certa para que a fermentação possa acontecer no tempo esperado,

  • fique atento para que o prazo de armazenamento e vedação seja feito na hora certa, de acordo com cada forragem escolhida.

Com a escolha e o uso correto do inoculante, a taxa de recuperação da silagem pode aumentar em até 5%, resultando em até 50kg a mais de silagem, por tonelada.

Para as silagens que possuem taxa alta de matéria seca, as de grãos úmidos, a de cana-de-açúcar e as de difícil compactação, existem inoculantes com o objetivo de melhorar a estabilidade do ar. Estes inoculantes possuem bactérias lácticas em sua formulação, que são capazes de transformar o ácido láctico em ácido propiônico, com propriedades fungicidas, que atuam para impedir o desenvolvimento de fungos, leveduras e mofos.

 

#ensilagem #silagem #inoculantes #Primus #MáquinasPrimus #nutriçãoanimal #rendaextra #compromissocomvocê