Alerta para a agricultura: o clima chuvoso.

Saiba alguns dos danos causados na plantação de milho, advindos das chuvas intensas.

Alerta para a agricultura: o clima chuvoso.: POST BLOG 12.10.23.jpg

Atualmente, o período de chuvas intensas está prejudicando a safra de milho, bem como as outras plantações do sul do país. O momento é de grande preocupação para os agricultores e pecuaristas.

O plantio do milho, segundo o primeiro levantamento (outubro/23) da safra 2023/24 do boletim da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), alcançou 22,6% da área prevista e se concentrou na Região Sul. No Paraná e Santa Catarina, a semeadura aconteceu em situações diversas e ocorreu de forma satisfatória para o desenvolvimento inicial, mas no Rio Grande do Sul, o clima chuvoso e de grande volume pluviométrico registrado nas últimas semanas e ainda em curso, comprometem bastante o início da cultura em muitos municípios. Também atrasam o restante da plantação estimada, já levando em consideração um plantio inferior de 6,7% comparado com a safra anterior, devido à baixa cotação do milho no mercado*.

O que o clima chuvoso intenso pode afetar numa boa safra?

Na Região Sul, as áreas já cultivadas e que tiveram um bom início antes das chuvas, começam a apresentar coloração amarela causadas pela falta da luz do sol e pelo excesso de água no solo. Os agricultores também têm dificuldade de manter a adubação correta, pois a chuva leva embora os nutrientes e dificulta novas coberturas de adubo.

No Rio Grande do Sul, apesar do plantio já ter superado a metade da área prevista para esta safra, o restante está sendo comprometido pelo intenso volume de chuvas.

O milho precisa, em média, de uma precipitação pluviométrica de 400 a 600mm para que se desenvolva de forma satisfatória. Se as chuvas continuarem de forma intensa, fique atento para os seguintes danos:

  1. o milho que está em fase de pendoamento pode ter a polinizacão e a fecundacão afetada, pois muita chuva pode levar embora o pólen.

  2. grandes volumes de água no solo facilitam o desenvolvimento de ervas daninhas e é preciso realizar mais aplicacão de herbicidas do que o normal.

  3. muitos dias sem sol afetam a produção da biomassa nos grãos, pois a luminosidade e a radiação facilitam a boa composição dos grãos.

  4. o clima chuvoso também propicia o aparecimento de doenças em toda a extensão da planta.

     

     

    *Dados coletados do site da Conab



#ensilagem #silagem #milho #danoschuvasintensas