Saiba quem é a Primus e o que ela pode fazer por você.
Como você cuida da sua plantação?
Saiba como manter sua plantação produtiva, com plantas saudáveis e com o mínimo de perdas.
Não importa o tamanho do rebanho, precisamos ter em mente que, para alcançar a produtividade que desejamos, os animais precisam estar saudáveis e bem alimentados durante todo o ano. Porém, esse é um dos objetivos finais do agricultor e/ou pecuarista e para que isso aconteça, é preciso ter uma (ou mais) plantação produtiva por ano. A importância de manter a plantação rendendo uma alimentação nutritiva para o rebanho deve ser a principal meta de todo agricultor. Para isso, o ideal é estar sempre buscando conhecimento sobre todos os fatores que envolvem o plantio, como: a planta escolhida (forragem, grão, etc.), o solo, o clima da região, o tamanho da área a ser plantada, etc. Quanto mais informações você tiver, mais próximo estará do resultado desejado.
As experiências de outros produtores rurais que compartilham suas vivências é uma das maneiras de conseguir informações úteis, desde que sejam advindas da mesma região (clima, solo) que você planta. Também são de grande ajuda, as diversas pesquisas realizadas e que se encontram disponíveis na internet, desde que estejam em sites confiáveis. Porém, o conhecimento, mais do que informações teóricas, deve vir das próprias experiências de cada agricultor. Por quê? Vamos dar um exemplo sobre o plantio do capiaçu:
Diversas pesquisas, bem como as próprias experiências relatadas entre os produtores rurais, revelaram que o intervalo entre os cortes influencia diretamente na qualidade nutritiva e no rendimento do capiaçu. Enquanto o aumento de tempo entre os cortes pode dar um resultado positivo na produção de matéria seca, vai acarretar em perda no valor nutricional da silagem. Outro fator relevante que deve ser levado em consideração, é a idade da planta, pois com o decorrer do tempo, alguns componentes farão com que a capacidade de digerir a matéria seca fique mais difícil para o animal. Então, devemos concluir que há diversos fatores e resultados diferentes para cada plantação e estes resultados vão variar de acordo com o que cada agricultor se propõe a fazer para alcançar o objetivo final.
Os dados das pesquisas disponíveis são muito variados, pois cada pesquisa leva em conta o clima da região, o tamanho da área de plantio, a disponibilidade de uso de incrementos para o solo (adubação, suplementos, herbicidas), o número de cortes por ano, a altura dos cortes e a idade fisiológica da plantação. Portanto, a recomendação é a de que cada produtor faça sua própria experiência, ficando sempre atento a todos esses fatores e fazendo o máximo de anotações possíveis dos resultados obtidos desde a primeira plantação e dos cortes subsequentes para que seja possível comparar com as plantações futuras e, assim, melhorar a produtividade a cada ano. O ideal é manter um caderno onde seja anotado todas as informações importantes e que esteja sempre a mão para ser consultado.
Essa, sem dúvida, é uma das melhores maneiras de alcançar uma boa produtividade e um alimento completo e com alto poder nutritivo para os animais. E, com certeza, quando se trata de alimentação de ruminantes, para todo o ano, sem ficar a mercê de secas ou períodos muito chuvosos e frios, a melhor opção sempre será a SILAGEM – técnica que está ao alcance de todos, pois os custos são bem acessíveis, excelente para pequenos e médios produtores.
#ensilagem #silagem #Primus #MáquinasPrimus #nutriçãoruminantes #capiaçu