DICAS SILAGEM DE MILHO

Silagem de milho: quando plantar, onde plantar, como escolher as sementes, qual a densidade do plantio e como deve ser feita a adubação.

DICAS SILAGEM DE MILHO: mulher plantacao milho.jpg

Para conseguir todos os benefícios da silagem de milho, você precisa seguir o passo a passo de como fazer o plantio. Para isso, a escolha da área, da época de plantar, das sementes híbridas, do preparo da terra e da adubação e o momento certo da colheita são alguns dos mais importantes processos a serem feitos.

Quando devo plantar milho para silagem?

As sementes híbridas de milho são sensíveis tanto ao clima quanto ao manejo empregado e as regiões brasileiras apresentam diferentes climas e isso interfere nas épocas de plantio, fazendo com que o cultivo e produtividade seja específico para cada lugar. Segundo a Embrapa, a melhor época para cultura do milho para silagem nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste começa a partir da segunda quinzena de setembro até a primeira quinzena de novembro, período com mais precipitações e dias mais longos, responsável por maior e melhor produtividade.

Onde devo plantar o milho?

Escolha o solo levando em consideração a capacidade química, física e biológica para o cultivo dessa forrageira. Opte por um lugar que fique perto de onde será feita a silagem, para que não se perca tempo, nem precise de muita mão de obra na hora de colher e levar até o local para ser compactada e ensilada.

Como escolher as sementes híbridas?

Escolha sementes que forneçam uma silagem de planta inteira, que equilibre colmo, folhas e grãos numa proporção com cerca de 40 a 45% de grãos, para se obter o amido e de 55 a 60% composto pelo restante da planta. As sementes devem ser híbridas que deem garantia de forragens resistentes (não deitem ou quebrem com facilidade) e que sejam bem tolerantes a doenças. Escolha grãos dentados, macios, com amido descompactado, para que o animal tenha fácil digestão.

Qual a densidade de plantio?

A densidade de plantio significa o número total de pés de milho colheitos. É considerada uma boa colheita de silagem quando se consegue de 50 a 60 mil pés de milho por hectare. Se as sementes híbridas forem de porte pequeno, essa quantidade pode aumentar, pois o plantio pode ser mais adensado. E para as híbridas de maior porte ou de plantadas mais tarde, recomenda-se um espaçamento maior, resultando uma quantidade menor de pés por hectare, mas o importante é ter uma colheita de boa qualidade nutricional.

Como deve ser feita a adubação?

É recomendado dispensar bastante atenção com a adubação ao plantar o milho com a intenção de fazer silagem da planta inteira, pois o resultado final compensará todos os cuidados aplicados. A silagem de milho com alto valor nutritivo se consegue por meio de uma adubação dos fertilizantes certos para que a planta absorva todos os nutrientes até a época da colheita, para isso, o fertilizante adequado e a quantidade devem ser analisados de acordo com o tipo de solo escolhido para o plantio. Os elementos mais extraídos do solo são o nitrogênio e o potássio, então uma adubação deve ser rica nessa concentração de elementos, juntamente com o fósforo. Existem muitas marcas boas no mercado a disposição no Brasil. Recomendamos conversar com o consultor de atendimento ao cliente, no comércio especializado.

#silagem #milho #adubação #sementeshibridas #nutrientes #fertilizantes