Gramíneas forrageiras para silagem.

Fique sabendo de mais detalhes sobre algumas das espécies mais cultivadas de gramíneas forrageiras para silagem.

Gramíneas forrageiras para silagem.: POST 22.12.23.jpg

No artigo anterior, vimos mais informações sobre leguminosas forrageiras. Agora você saberá um pouco mais sobre as gramíneas forrageiras preferidas pelos pecuaristas, para a produção de silagem.

Grama estrela, grama bermuda e outros híbridos do gênero Cynodon: são gramíneas forrageiras perenes tropicais que podem ser usadas para proteção do solo e também para produção de silagem, oferecendo como maior vantagem a alta produtividade. No rebanho bovino, serve para ajudar no aumento de peso para gado de corte e produção de leite. Se adaptam bem nas regiões de clima quente. Alcançam teores de proteína bruta de 9 a 12 %. É opção econômica para o pecuarista, pois a silagem dessas gramíneas diminui ou evita a compra de outros concentrados para alimentar o rebanho.

Aveia: as espécies mais cultivadas no Brasil são: a aveia preta (avena strigosa Schreb), a aveia branca (avena sativa L.) e a aveia amarela (avena bizantina C. Koch). No cultivo da aveia branca deve-se ter bastante cuidado, pois essa espécie é mais frágil e suscetível a algumas doenças. O cultivo da aveia depende de solos férteis, adubados e irrigados, porém não gosta de umidade excessiva, mas pode chegar a mais de um metro de altura, quando bem adaptada a região. Recomenda-se controle de ervas daninhas, pois algumas interferem no seu desenvolvimento. Para ensilar, a aveia deve ser cortada no estágio de floração plena, quando a aveia tem sua maior concentração de açúcar (que facilita a fermentação da silagem) e o melhor teor de proteína. Depois do corte é preciso que se faça uma pré secagem de até 4 horas no sol, para diminuir a umidade da planta.

Azevém: nome científico Lolium multiflorum. Essa gramínea é invernal, possui alta produtividade e excelente qualidade nutricional. Recomenda-se plantar entre março e maio, depois, permite ressemeadura natural, facilitada pela queda das sementes. É resistente à umidade e ao pastejo. O custo/benefício do azevém é uma das maiores vantagens do cultivo, pois além da alta produção, a qualidade nutricional da silagem é excelente.

Capim elefante/capim mombaça/capiaçu/brachiaria: São algumas das principais gramíneas usadas na alimentação animal por possuírem alta produtividade, aceitarem várias colheitas/cortes anuais e serem resistentes em épocas chuvosas. Oferecem boa produção de matéria seca e média qualidade nutricional. Recomenda-se usar aditivos

químicos para melhorar o valor nutritivo.



#ensilagem #silagem #Primus #MáquinasPrimus #nutriçãoanimal #gramíneasforrageiras #forrageiras