NOVAS DICAS SOBRE SILAGEM - Parte I

Fique atento: hoje tem novas dicas sobre silagem.

NOVAS DICAS SOBRE SILAGEM - Parte I: POST BLOG 240411.jpg

Fungos na silagem: como se desenvolvem?

Para se desenvolverem, os fungos costumam precisar de temperaturas acima de zero, oxigênio e umidade acima de 20%.  Os mais comuns encontrados em silagens são dos gêneros: Penicillium, Fusarium e Aspergillus. Dentro da raiz, o fungo cresce no córtex, por entre as paredes celulares ou por dentro das células das plantas. No caso dos grãos, os microrganismos se alimentam da matriz nutricional, fazendo com que a silagem perca seu valor de nutrição para os animais.

Dos fatores que mais interferem no desenvolvimento de microorganismos nocivos nas silagens, a temperatura é a que mais facilita a incidência. A maioria dos microrganismos - fungos e bactérias - se desenvolve com facilidade em temperaturas que variam de 5°C a 65°C.

Dia chuvoso: pode fazer silagem quando está chovendo?

Para que não haja o perigo de pré fermentação e de perda de nutrientes antes de ensacar a silagem, é de extrema importância que a produção seja feita em um só dia, não importa o clima. Se for necessário, deve-se contratar mais mão de obra e/ou maquinário.

Silagem deteriorada: como saber quando a silagem está estragada?

Esteja atento na aparência da silagem antes de ser ensacada, logo que fique pronta. Fatores como odor, cor e temperatura são os maiores indicadores. Se a silagem estiver com cheiro, cor e temperatura diferentes, provavelmente já começou a estragar.

Se a silagem apresentar um cheiro rançoso significa que houve fermentação butírica, que acontece quando está muito úmida, com baixo teor de açúcares e fermentação lática insuficiente. Se o cheiro for semelhante ao vinagre, ocorreu fermentação acética.

Fermentação: em quanto tempo a silagem fermenta?

A fermentação da silagem vai variar de acordo com a forrageira ou os grãos escolhidos para ensilar, porém, a média de fermentação é de três semanas. Para garantir o melhor processo, deve-se abrir os sacos em 30 dias, pois antes deste prazo, corre-se o risco da silagem apodrecer. Se a silagem for aditivada para acelerar a fermentação, a recomendação é seguir as instruções do rótulo do fabricante.

Forragem verde: a silagem ensacada pode ser produzida enquanto a forragem estiver verde?

A MELHOR maneira de produzir silagem é com as forrageiras ainda verdes para que o processo de fermentação aconteça dentro do saco e obtenha o maior valor nutritivo possível, por isso, o ideal é que a silagem seja colhida e ensacada no mesmo dia. 

Fique por dentro das melhores dicas: acompanhe os próximos artigos.

#ensilagem #silagem #Primus #MáquinasPrimus #nutriçãoanimal #plantasforrageiras #ensacadoras/compactadoras #rendaextra #compromissocomvocê #dicasdesilagem #grãos