Saiba quem é a Primus e o que ela pode fazer por você.
O que são plantas forrageiras?
Fique por dentro das forrageiras que podem produzir uma ótima silagem para os bovinos e suínos.
As forrageiras são plantas cultivadas para vários usos. Na agricultura, são cultivadas com a intenção de usar a palha que produzem, como proteção do solo contra a erosão e estiagem, bem como para o aumento de nutrientes no solo, preparando-o para a próxima plantação. Na alimentação de bovinos e suínos, serve para aumentar a produção de carne e de leite, fornecendo maior diversidade de nutrientes aos animais.
As forrageiras são classificadas como gramíneas ou leguminosas.
As leguminosas e gramíneas podem ser cultivadas juntas, na mesma área. Esta prática é bastante recomendada, pois apresenta muitas vantagens, tanto para o solo quanto para os animais.
Para o solo, a cultura das duas juntas, diminui o uso de adubos e as leguminosas permitem uma fixação maior de nitrogênio no solo, deixando-o mais fértil. Para os animais, o consórcio de leguminosas e gramíneas aumenta o teor nutritivo da silagem e do pasto.
No entanto, recomenda-se estar atento com a infestação de pragas e fazer a prevenção necessária.
Gramíneas: capins e gramas que se destacam pela floração, possuem folhas lineares e sementes que se dispersam rapidamente. Se adaptam a vários tipos de solo e são bastante resistentes ao calor, inclusive às queimadas das lavouras, e, por isso, são conhecidas como plantas perenes, pois rebrotam naturalmente após serem cortadas.
Alguns exemplos de gramíneas forrageiras:
Aveia, azevém, capim elefante, capim carrapicho, capim mombaça, grama bermuda, grama estrela, entre outros.
Leguminosas: são plantas conhecidas por terem suas sementes dentro de vagens, possuindo maior disponibilidade de nitrogênio e com bom teor de proteínas que melhoram a qualidade do alimento produzido com elas. É bastante cultivada no Brasil por ter baixo custo de produção, sendo muito usada para alimentar o gado leiteiro.
Alguns exemplos de leguminosas forrageiras:
Alfafa, feijão miúdo, cornichão, trevos, amendoim forrageiro, entre outras.
Fique atento: no próximo blog, falaremos um pouco mais sobre cada uma das espécies forrageiras.
#ensilagem #silagem #nutriçãoanimal #Primus #MáquinasPrimus #forrageiras #leguminosas #gramíneas