Saiba quem é a Primus e o que ela pode fazer por você.
Perguntas e respostas sobre a silagem de milho.
Fique por dentro das melhores dicas sobre a silagem de milho.
Sempre podemos melhorar a produção de silagem e, para isso, é preciso estar por dentro de todos os processos, desde a escolha do que plantar e ensilar até a fase final, da compactação e ensacamento da silagem. Neste artigo, compartilhamos algumas dúvidas frequentes sobre a silagem de milho, trazendo a resposta dos agrônomos da Primus.
1 - Como ocorre a fermentação da silagem de milho?
Depois de compactada e ensacada, nos primeiros dias a silagem começa a fermentar pela falta de oxigênio, dando início ao processo de queima dos carboidratos e do gás carbônico, fazendo com que as bactérias produzam ácido acético, lático e propiônico. O pH da silagem é reduzido e dá início à fermentação anaeróbica, quando as bactérias homofermentativas Lactobacillus spp começam a produzir o ácido lático, responsável pela conservação da silagem, completando o ciclo fermentativo em torno de três semanas.
2 - Quando posso abrir os sacos de silagem e oferecer aos animais?
O clico fermentativo da silagem se completa em torno de 21 dias. A partir deste período o alimento estará pronto e pode ser servido ao animal.
3 - Qual é o melhor tamanho de partícula da silagem de milho?
Para facilitar a compactação, as partículas não devem ser maiores que 2cm. O tamanho ideal fica entre 0,5cm a 1,5cm. Partículas maiores que 2cm dificultam a fermentação da silagem ocasionando perda nutricional e dificultando a digestibilidade.
4 - O que fazer para conseguir o corte de partículas de silagem pequenas e uniformes?
Manter as facas e contrafacas da ensiladeira sempre bem afiadas, o que deve ser feito de uma a duas vezes por dia. Partículas de tamanho uniforme evitam perdas e sobras no cocho dos animais.
5 - Como saber se a silagem de milho está pronta?
É possível saber se a silagem está pronta e em boa condição alimentar se o cheiro for parecido com leite fermentado. Ao contrário, se o cheiro for de álcool ou aguardente, o indicativo será de que a silagem não fermentou como deveria.
6 - O milho transgênico pode ser usado para produção de silagem?
O milho transgênico (gene Bt) pode ser utilizado para produzir silagem, bem como qualquer outro uso, da mesma forma que o milho convencional. As toxinas do milho transgênico (gene Bt) são inócuas para os animais, ou seja, não fazem mal.
7 - Posso plantar mais sementes de milho por hectare para aumentar o rendimento da silagem?Não é recomendado. O número de sementes de milho por hectare deve ser o mesmo tanto para silagem quanto para os outros usos da planta de milho, porque com o aumento da produção de milho num mesmo espaço aumenta também o desgaste do solo em nutrientes. Com isso, a silagem ficará mais pobre e os animais podem ficar mais fracos e menos produtivos, além de ficarem mais mais sujeitos a doenças.
8 - Por que a silagem de milho é a mais produzida no Brasil?
- A tecnologia de híbridos desenvolveu sementes de milho adaptadas para todas as regiões do país, facilitando a produção.
- A silagem de milho, por ter a presença dos grãos, oferece alta concentração de nutrientes, o que eleva o potencial energético dos animais.
- A planta do milho tem alta produção de massa verde e pode chegar a mais de 60t por hectare.
9 - Para uma silagem de boa qualidade, qual o teor de matéria seca recomendado?
É recomendado produzir a silagem com plantas que contenham teor de matéria seca entre 32 a 35% .
10 - Se for preciso, posso usar fungicida no milho para silagem?
Sim, existem fungicidas de baixa toxidez, com residual de, no máximo, 25 dias e que não deixarão resíduos na ensilagem se usados no período correto: na fase de pré florescimento.
11 - Há alguma vantagem no uso de fungicidas no milho?
Sim, quando aplicados corretamente, com pulverizador e na fase do pré florescimento, além de aumentar a produtividade, ampliando a janela da colheita, o resultado é uma silagem de melhor qualidade.
12 - A silagem de milho é um alimento completo para bovinos?
Não. Apesar de ser uma silagem com alto valor energético, não contém todos os nutrientes necessários aos animais. O ideal é oferecer aos bovinos mais de um tipo de silagem, além de complementar com concentrados de farelos proteicos, ureia e minerais.
Facebook: @primusmaquinas
Instagram: @primusmaquinas
YouTube: @tvprimus
LinkedIn: @primusmaquinas
Você quer escolher sua ensacadora/compactadora? Então fale com a gente: CONTATE AQUI
#ensilagem #nutriçãoanimal #Primus #silagem #ensacadoras #compactadoras #MáquinasPrimus #forragens #ruminantes #pastagens #rendaextra #compromissocomvocê #dicasilagemprimus