Perguntas e respostas sobre silagem - Parte Um

Veja aqui quais são as principais dúvidas sobre a silagem e aprenda com as dicas das Máquinas Primus.

Perguntas e respostas sobre silagem - Parte Um: POST BLOG 28.09.23.jpg

1 – Por que ensacar silagem?

Para ter uma compactação uniforme, sem entrada de ar e obter a fermentação mais completa possível. Assim, você terá um alimento de alto valor nutritivo para seus animais e o resultado será uma maior produção de leite e maior peso na carcaça do animal.

 

2- O que pode ser ensacado como silagem?

Todo tipo de vegetal comestível com umidade e tamanho adequado para que haja uma perfeita fermentação. Entre muitos tipos de plantas, alguns exemplos são: milho, sorgo, capiaçu, capim elefante, cana-de-açúcar, milheto, capins tropicais, soja, girassol, azevém, cevada, entre outros.

 

3 - O vegetal pode ser ensacado ainda verde?

A melhor maneira de fazer silagem ensacada é com o vegetal ainda verde, pois a fermentação completa acontecerá dentro do saco. Para conseguir a melhor qualidade da silagem e o maior valor nutritivo, o melhor é que entre a colheita e o ensacamento, seja o mais rápido possível.

 

4 - Qual o tamanho da partícula para ensacar?

Para uma digestão mais fácil e melhor, os ruminantes se beneficiam de um tamanho mínimo de 2cm. As Máquinas Primus têm a vantagem de poder compactar partículas de até 10cm.

 

5 – Após ensacada, quanto tempo leva para poder servir a silagem ao animal?

O tempo vai variar de acordo com o vegetal escolhido para ensilar, mas, geralmente, o correto é a partir de 30 dias, sem uso de inoculantes. Quando usado inoculante, a silagem poderá ser servida antes.

Exemplos de diferentes vegetais: O milho pode ser servido a partir de 30 dias, o capim, é melhor esperar 90 dias.

 

 

#ensilagem #silagem #milho #silagemensacada #dicasmaquinasprimus